sábado, 19 de abril de 2008

A cura através dos perfumes

Os primeiros usos da aromaterapia estavam relacionados à utilização dos aromas para produzir efeitos emocionais. Atualmente a aromaterapia é usada como terapia alternativa à medicina tradicional. Uma alternativa que tem sua fonte nas flores.

É uma forma de curar que utiliza os óleos essenciais provenientes das plantas aromáticas. Assim, é possível a combinação de perfumes diferentes na busca do efeito desejado. Da mesma forma que um cheiro desagradável pode causar mal-estar, dor de cabeça e mudanças de humor, um perfume pode reavivar a memória e evocar recordações. Isso acontece porque o aparelho olfativo mantém uma ligação estreita com as estruturas nervosas e provoca respostas relacionadas com o comportamento emotivo de cada um.

Conselhos práticos
Para que os efeitos desejados sejam alcançados, os óleos devem ser naturais. A melhor maneira de descobrir é o olfatom, mas se você não conhece os aromas da planta que procura, lembre de alguns detalhes:

  • Os óleos essenciais não se dissolvem em água.
  • Normalmente, os mais caros são mesmo os melhores.
  • Os óleos essenciais são incolores ou de coloração suave, salvo raras exceções.

    Utilização
    Podem ser utilizados de duas maneiras:

  • Inalando: colocam-se algumas gotas do óleo em um recipiente com água quente e se respira o vapor por alguns minutos.
  • Aplicando sobre a pele: massageie a pele com o óleo. Esta forma exige algum cuidado e não é recomendável aplicar diretamente sobre a pele, para evitar irritações.

    Leia mais:
    » Alguns óleos e seus efeitos

  • 2 comentários:

    Anônimo disse...

    Oi querido, perfume é tudo mesmo, eu tenho uma ligação muito incomum com 'cheiros' - de certa forma me identifico com o personagem do livro (recente filme) "O perfume".

    Quanto a caminhada, valeu pelas dicas, mas se você observar minha página "Boa forma" verá que já passei da fase 'caminhada' há muitos anos. Há 10 anos, pratico CORRIDA pelo menos 2 vezes por semana e chego a 8 km por hora com tranquilidade...coisa de gente grande né?

    Se quiser 'eu' te dou umas dicas de corrida ok?

    Beijos!
    Bom finde!

    Caixinha Slim da Ci disse...

    Achei muito interessante esse lance da aromaterapia, realmente, tem certos cheiros e aromas que me trazem nostalgia, uma sensação boa e de calma, assim como tem certos aromas que me trazem sensações ruins.. mas nunca tinha parado pra reparar isso..
    aaah!! Muuito obrigada pela dica do suco de laranja no filé de peixe! achei o máximo!! bjão