terça-feira, 22 de abril de 2008

Indústrias de cosméticos redescobrem o azeite de oliva

As mulheres do antigo Egito já utilizavam o azeite de oliva como produto de beleza. Agora muitas linhas de cosmética voltam a nossas origens mediterrâneas para conseguir uma pele mais bonita.

A oliveira e o azeite de seu fruto têm sido parte da cultura mediterrânea desde suas origens. Além de ser utilizado na alimentação, servia como remédio, como produto de beleza e, nas cerimônias, os reis eram ungidos com ele, porque o consideravam um óleo sagrado.

Há 5 mil anos, as mulheres egípcias descobriram os efeitos benéficos do azeite de oliva para sua pele e o utilizaram como emoliente. A partir daí criaram o primeiro sabonete, misturando azeites, essências e cinzas. Os gregos o utilizavam para massagens, confiando em seu poder para aumentar a beleza e a virilidade.

Nos nossos dias, se sabe que cozinhar com azeite de oliva previne contra as doenças coronárias, alguns tipos de câncer e ajuda a combater o colesterol ruim. Mas também foi comprovado que este azeite é uma forma natural de manter a beleza da pele, da unhas e do cabelo.

O azeite de oliva possui vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante, o que faz com que ajude a retardar o envelhecimento da pele. A oliveira é uma árvore capaz de se auto-regenerar e auto-proteger: na antiguidade, por causa da resistência de seu tronco e folhas, a oliveira era símbolo de imortalidade.

Por todas as suas propriedades, ele se revelou como uma estrela da cosmética. Suas aplicações na área da estética e beleza são inumeráveis: É anti-rugas, hidrata e suaviza a pele seca, é purificador, calmante, serve para amolecer as impurezas da pele e tornar mais fácil sua eliminação, melhora a elasticidade da pele, dá brilho aos cabelos e é perfeito para banhos relaxantes e massagens. Tendo em conta todas essas vantagens, não é uma surpresa que várias empresas de cosmética tenham lançado novos produtos que levam o azeite de oliva como ingrediente básico.

** Até por gostar, pois assim fui criado, eu cozinho sempre e só com azeite de Oliva.

Nenhum comentário: