quinta-feira, 30 de junho de 2011

terça-feira, 28 de junho de 2011

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Cântico dos Cânticos....

CHEGOU ENTÃO A HORA DE TROCAR A PAIXÃO POR AMOR, SÓ QUE O VERDADEIRO AMOR.
Já ouviram falar neles? Pois vamos usar uma pequena transcrição e sua tradução, já que, como bíblico que é não pode ser simplesmente interpretado.


"Dize-me, ó tu, que meu coração ama, onde apascentas o teu rebanho, para onde o levas a descansar ao meio-dia?
                            Como és bela, meu amor; como és formosa! E teus olhos são como os das pombas.
                            Ele introduziu-me num recinto de banquetes e a flâmula, que fez ondular sobre mim, é o amor.
                            Sua mão esquerda está sob a minha cabeça, e sua direita abraça-me.
                            Meu bem amado me disse então: Levanta-te minha amada, vem, minha formos.
                            Pois eis que o inverno se foi, as chuvas cessaram de todo.
                           As flores se apresentam de novo em nossa terra, chegou o tempo de os pássaros voltarem a cantar, e a voz das rolas é ouvida em nossa terra.
                            Levanta-te, minha amada, formosa minha, e vem.
                            Meu bem-amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta entre os lírios.
                            Até que refresque o dia e as sombras desapareçam.
_________________________________________________________________________________
Não, nada é o que ou como parece, vamos então tentar esmiuçar estas palavras:


Dize-me, ó tu, que meu coração ama, onde apascentas o teu rebanho?” Vosso desejo realizado é ele a quem vossa alma adora. Vocês se perguntam, “onde tu apascentas?”Em outras palavras o que vcs estão mentalmente repisando? O rebanho representa seus pensamentos  idéias, opiniões e crenças. Vocês não estão festejando outra coisa que a alegria da prece atendida.

                            Se vcs se põem a dizer: “Eu não posso. É tarde demais agora. Estou muito velho, e não conheço as pessoas certas”, em outras palavras se estão mentalmente apascentando todos os motivos pelos quais vcs não podem fazer algo ou serem o que desejam ser, aí não estão fazendoteu rebanho repousar ao meio-dia”. Ao meio dia o sol expulsa as sombras; da mesma forma, quando vcs rezam, não estão permitindo que qualquer sombra de medo ou de dúvida atravesse em seu caminho, ou desvie de seu objetivo ou desígnio de vida.

                                    “Como és bela, meu amor; como és formosa! E teus olhos são como os das pombas.” A pomba é o símbolo da Paz interior, divina.
                            O ressentimento nos faz parar de enxergar a verdade na para tanto precisamos dos “olhos do pomba” precisamos dele para enxergar a verdade que nos trás a paz de espírito.
                            “Ele introduziu-me num recinto de banquetes e a flâmula, que fez ondular sobre mim, é o amor.” O recinto de banquetes é a vossa mente, onde entretêm a idéia ou desejo de vossos corações.
                            “...E chama à existência as coisas que não existem como se na verdade existissem. (Romanos 4:17)”
                                    Nunca esqueçam, o Mundo visível advém do invisível.
Inicialmente pensei em faze-lo, não sou um digitador e isso vi me tomar mais tempo do que eu pensava, então, no próximo dia,27 - vu publicar diretamente as paginas do livro escaneadas e claro dar o título, para quem como eu, quiser ler.

TENHAM UM ÓTIMO FIM DE SEMANA - BJKS

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Paixão!!!!

De 27/03/2011

Você já se apaixonou? [Claro que sim, NE!!] Todo mundo já se apaixonou algum dia. Lembra da sensação? Hum!!!!… encantamento, devoção, vontade de apenas olhar para aquela pessoa, estar com aquela pessoa e mais nenhma outra no mundo e, aquela determinada pessoa poderia te pedir qualquer coisa que você faria, por isso que nada terminado em “ão”presta, ou o bom é quando dá e passa rsrs. Você acorda, passa o dia e dorme pensando nela. Ok. Posso não ter definido completamente, mas não passei muito longe da definição, para a maioia dos mortais. A pergunta realmente é: você alguma vez pensou em apaixonar-se por VOCÊ MESMA?
De 27/03/2011


Porque até aqui nós tratamos de uma paixão, algo terminado em “ão” que, quando termina bem, só pode terminar em confusão.
Reflita um pouco.

Se pensarmos que não há uma desculpa sequer para sair num dia de chuva, enfrentar três ônibus lotados só para encontrar seu grande amor, poderíamos dizer, então, que também não haveria desculpa para acordar mais cedo para fazer atividade física ou, também, para deixar de comer aquele “chocolate nosso de cada dia”.

A paixão, alguns irão dizer, vem e passa…e quando assim não é, trás confusão, mas ela se transforma, inexoravelmente, em algo muito maior, ou não, normalmente na, é um sentimento que dá e passa, o verdadeiro sentimento, aquele que transforma de to, aquele que move o mundo é o AMOR esse sim é O SENTIENTO. E é o que buscamos. O amor próprio. Amar-se com seus defeitinhos, com sua beleza, com suas conquistas e tristezas também, só precisam nunca esquecer paixão se transformar em AMOR só vale quando vc está apaixonado por si mesma (o) e passa a se amar. O Verdadeiro Amor próprio é comumente confundido com egoísmo, não, não é egoísmo é sim um GRANDE, UM MONSTRUOSO RESPEITO POR SI MESMO. AÍ Sim. A Paixão vira (A-MOR)

E tem mais: apenas a partir do momento em que nos AMAMOS é que temos motivos para querermos crescer cada dia mais e mais. Vemos nossos objetivos como metas e temos certeza de nossa capacidade em atingi-los, o u não, mas publicarei nos dias vindouros o como conseguir isso.

Então, hoje, não pedirei para vocês que acordem gritando: EU ME AMO! EU ME AMO! Apenas lhes direi: comecem a fazer um jogo de paixão consigo mesmas (os), passem a reparar nas suas qualidades, exaltem-nas, tenham orgulho de suas conquistas, encantem-se com sua beleza interior e exterior também! Dêem o que de melhor pode se dar a um grande amor: saúde, paz, prosperidade, energia positiva, cumplicidade, incentivo, carinho, atenção, compreensão e cuidados especialíssimos.

Aproveitem o presente que temos a cada dia: a vida! Temos motivos suficientes para querermos ser a cada dia melhores, mais felizes e mais amados HOJE! – Prometo vou publicar sobre o COMO.

TENHAM UM DIA MARAVILHOSOHave a wonderful DAY - Passez une Bonne Journée - Het jy 'n wonderlike Dag - Einen schönen Tag NochCuiado, em breve será muito interessante sabermos também assim:- 有一個美好的一天 é, é chinê do google rsrsrrs!!!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

ACREDITEM...

... Assim se move o Mundo.

Assim somos bons, ou maus, estamos certos ou errados, amamos e somos amados, não nos amamos e... não podemos Dar o que não Temos. E assim por diante.
Reflitam, mas principalmente que isto melhor os vossos dias - Há sim, Obrigado, afinal tenho uma amiga muito querida que fez chegar até mim estes slides, só que em PDF. - BJKS

terça-feira, 21 de junho de 2011

Pepino - Esse Aleado

DEPOIS DE LERES ESTA MENSAGEM, NUNCA MAIS OLHARÁS O PEPINO
DA MESMA FORMA!

QUE GEMA PRECIOSA É ESTE LEGUME!*

**1. PEPINOS contém a maioria das vitaminas que tu precisas diariamente. Só um pepino contém Vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, C,Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.

****2. Sentes-te cansado à tarde, dispensa a cafeína e come um Pepino. Os Pepinos são óptimas fontes de Vitaminas B e Carbonatos que fornecem aquela '' animação'' que dura por horas.


3. Cansado de ver o espelho do banheiro embaçado depois do banho?Tenta esfregar uma rodela de pepino no espelho, isto eliminará a neblina e produzirá uma tenra fragrância como no SPA.

4. As lesmas e caramujos arruínam as tuas plantas?*****

Coloca algumas rodelas de pepino num pequeno prato ou forma de lata  (não de ferro nem de alumínio ), na tua horta ou jardim, e as pestes ficarão longe toda a temporada. As químicas no pepino reagem com o alumínio para dar um cheiro detectado por humanos mas que deixam as pestes loucas e as fazem fugir da área.**** 

*****5. Procuras uma rápida e fácil forma de remover celulite antes de ir à piscina ou praia? Tenta esfregar uma rodela ou duas de pepinonas áreas afectadas por alguns minutos, os fito-químicos no pepino forçam o colágeno de tua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindo a visibilidade da celulite. Funciona optimamente para as rugas também!


****6. Desejas evitar uma ressaca ou dor de cabeça? Come algumas fatias de pepino antes de dormir e acordarás sem dor e sem ressaca. Os Pepinos contêm bastante açúcar, Vitaminas B e electrolises para repor os nutrientes essenciais que o corpo perde, mantendo tudo em equilíbrio, evitando ambos a ressaca e a dor de cabeça!**

**7. Queres evitar aquela fome à tarde ou à noitinha com alguma coisa?Pepinos têm sido usados por centenas de anos e usados por caçadores europeus, exploradores e comerciantes como uma rápida refeição paraevitar a fome.

****8. Tens uma importante entrevista de emprego e reparas que não tens tempo para engraxar os sapatos? Simplesmente esfrega uma fatia fresca de pepino sobre o sapato, os químicos proverão rápida e durável brilho que não somente fica óptimo como também repele água. 


*****9. Não tens em casa o WD-40 para consertar aquele barulhinho enjoado de uma porta a ranger? Pega numa fatia de pepino e esfrega no sítio problemático... e o rangido foi-se!

*****10. Cansado, stressado e sem tempo para uma massagem, facial ou visita ao SPA? Corta um pepino inteiro e coloca numa panela de águaa ferver, os químicos e nutrientes do pepino reagem com a água a 100º e soltam-se no vapor, criando um relaxante cheirinho que tem sidomostrado que reduz o stress em novas mamães e estudantes durante exames finais.

**** 11. Acabaste de almoçar e vês que não tens "chewing gum" ou rebuçados de hortelã?Pega numa fatia de pepino e espreme no céu da boca com a língua por 30 segundos para eliminar o sabor da comida, os fito-químicos matarão as bactérias responsáveis por causar mau hálito.


****12. Procuras algo ''verde'' para limpar as torneiras, pias ou aço inoxidável?Esfrega uma fatia de pepino na superfície quedesejas limpar, isto não só remove anos de zinabre mas traz de volta o brilho, mas também não deixa marcas e não mancham nem prejudicam as tuas unhas e mãos enquanto limpas.

****13. Usas a caneta e cometes um erro?Toma a casca do pepino ( o lado de fora ) e devagar usa-a para apagar o erro. Também funciona muito bem nos lápis que as crianças deixam nas paredes!!!


**ACHASTE INTERESSANTE ESTA MENSAGEM? ENTÃO ENCAMINHA-A PARA OUTRAS PESSOAS DA TUA LISTA DE AMIGOS.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Reduza as Medidas:

Vou Aderir a esta série uma semana só para ver o que acontece, depois conto.

A aula que você acompanha a seguir intercala exercícios abdominais com a brincadeira de pular corda. São apenas 20 minutos, em casa ou na academia, que vão ajudá-la a enrijecer a musculatura e queimar as gordurinhas da região. Que tal experimentar?
1. Inicial
Se a sua intenção é conquistar uma barriga retinha até o verão, nada melhor do que investir em um treino superpotente que mescla exercícios localizados com aeróbicos. O segredo? Você vai, ao mesmo tempo, tonificar o abdômen e enxugar os excessos. Para isso, o professor Renato Garcia, da Academia Gustavo Borges, em São Paulo, elaborou uma aula em que você pula corda entre um abdominal e outro. E o mais legal: são apenas quatro exercícios que trabalham áreas distintas (parte superior, parte inferior e oblíquos), executados de três formas diferentes – contração, explosão e isometria. Depois de tudo isso, vai ser difícil você não se amarrar nessa...
2. Dê corda no seu treino
A grande sacada desta aula é a pausa ativa. Ou seja: entre um exercício e outro, você vai descansar os músculos abdominais pulando corda por 3 minutos. Você pode pular tirando os dois pés do chão ou alternando-os. Se não tem muita intimidade com a corda, não precisa pular alto. Dê saltitos, elevando o pé do chão apenas o suficiente para a corda passar embaixo. Ao girá-la, use os pulsos para não forçar os braços.

Acerte o ritmo
Na contração, você executa em ritmo normal; na explosão, acelera; e na isometria, contrai o músculo ao máximo e mantém essa contração por algum tempo.

Monte sua aula
O ideal é fazer o treino três vezes por semana. São 20 minutos direto, sem descanso: no intervalo das séries de abdominal você vai pular corda por 3 minutos. Exercício 1 + 3 min de corda + exercício 2 + 3 min de corda + exercício 3 + 3 min de corda + exercício 4 + 3 min de corda.
3. RETOABDOMINAL







Deitada, com as mãos atrás da cabeça, deixe as pernas flexionadas e abertas na largura dos quadris e os pés apoiados no chão. Eleve o tronco, tirando os ombros do chão, e volte. Quando subir, olhe para o alto e solte o ar.


Faça 10 repetições em ritmo normal + 10 em ritmo acelerado + 10 segundos em isometria .

4. OBLÍQUO CRUZADO.





Deitada, com as mãos atrás da cabeça, deixe as pernas flexionadas e abertas na largura dos quadris e os pés apoiados no chão. Eleve o tronco e faça uma torção, estendendo um braço e levando a mão em direção ao joelho oposto. Volte e repita para o outro lado.


Faça 10 repetições em ritmo normal + 10 em ritmo acelerado + 10 segundos em isometria.

5. ELEVAÇÃO DE QUADRIS 



Deitada, com as pernas cruzadas e elevadas, deixe a lombar bem apoiada no chão e as mãos embaixo do bumbum. Eleve os quadris e volte, usando a força do abdômen. Projete as pernas
para cima – e não para trás. Durante todo o movimento, mantenha o abdômen contraído.






Faça 10 repetições em ritmo normal + 10 em ritmo acelerado + 10 segundos em isometria.

6. ELEVAÇÃO DE PERNAS 



Deitada de lado, com as pernas estendidas e unidas, apoie um dos antebraços no chão. Eleve as pernas, sem mexer o tronco, e volte sem encostá-las no chão. Ao final, repita do outro lado

Faça 10 repetições em ritmo normal + 10 em ritmo acelerado + 10 segundos em isometria






quarta-feira, 15 de junho de 2011

Chás reduzem ansiedade e melhoram sono


Conheça os benefícios de algumas ervas, usadas há milênios como aliadas da nossa saúde as ervas são usadas há milênios como aliadas da nossa saúde, como medicamentos, estimulantes ou tranquilizantes. Assim como o café, muitas pessoas acham que os chás estão entre as bebidas estimulantes. A gaúcha Carla Saueressig, especialista em chá e representante exclusiva da marca alemã Tee Gschwendner na América Latina, observa que apenas os chás que contém cafeína, derivados da Camellia sinensis, tem esse efeito. “Os chás verde, branco e preto fazem parte dessa lista e devem ser evitados por quem quer se acalmar”.


De acordo com Carla, existem vários outros tipos de chás bem conhecidos por seus atributos calmantes, como os de camomila, erva-doce, erva-cidreira, maracujá, alfazema, melissa e hortelã. O de erva-cidreira, por exemplo, pode ser tomado até por bebês. “Esse chá é capaz de aliviar as cólicas e, servido a temperatura amena, ajuda a tranquilizar e garantir o sono do bebê”, diz a nutricionista Marta Oliveira, de São Paulo, que presta assessoria nutricional para crianças.

Para os que apreciam os chás relaxantes mas gostariam de mais variedade nos sabores, Carla recomenda as misturas de ervas. “Existe uma mistura chamada Boa Noite, por exemplo, que leva folhas de melissa, amora, capim-limão, lúpulo e pétalas de centaurea, girassol e rosa”. Ela sugere também as misturas com frutas para tornar os chás ainda mais atraentes, sem perderem seus efeitos calmantes. Mas recomenda, neste caso, que a pessoa procure por combinações já prontas. “Você pode tentar fazer em casa, mas o sabor pode sofrer alterações. Os chás prontos foram criados por especialistas e têm a dosagem correta de cada elemento”, explica.

A especialista ensina que o tempo de infusão de um chá de ervas varia entre 5 a 10 minutos e frisa que deve ser em água fervida. “Os ingleses não deixam a água ferver. Eles acreditam que ela perde o oxigênio, o que não é verdade. A água deve ser fervida por uma questão de higiene e para evaporar o cloro”, diz. Ainda de acordo com Carla, a forma de preparo, no caso dos chás prontos e industrializados, deve estar descrita na embalagem. “É uma exigência da Anvisa”, esclarece.

Confira os tipos mais comuns de chás de ervas com propriedades calmantes, algumas das quais, a exemplo do capim-cidreira, são bem fáceis de cultivar em casa, em vasos ou jardins:

Camomila
- Valeriana
- Erva-doce
- Alfazema
- Capim-cidreira
- Alecrim
- Folha de laranjeira
- Maracujá
- Erva-cidreira
- Melissa
- Hortelã
- Melissa
- Rosa
- Eucalipto

terça-feira, 14 de junho de 2011

Os benefícios do mel para a saúde


Conheça as propriedades do néctar das abelhas, mais fácil de digerir do que o açúcar. 


Além de delicioso, o mel é um alimento benéfico para a saúde. Rico em glicídios, vitaminas, sais minerais e oligoelementos, esse néctar das abelhas é mais do que uma fonte de energia. Enquanto o açúcar refinado favorece o acúmulo de gorduras, o mel ajuda na digestão e na eliminação de toxinas. Ele ainda conta com propriedades antibacterianas, antifungicidas, cicatrizantes, expectorantes e antiinflamatórias.

Começar a adoçar seus alimentos é uma maneira de levar a vida de forma mais leve. “O mel é uma fonte de energia saudável que é digerida mais facilmente do que açúcar”, explica a nutricionista. “A frutose e a sacarose, os dois principais tipos de açucares presentes no alimento, não necessitam de nenhuma digestão e por isso são facilmente assimilados pelo corpo”.

O mel tem ainda um papel excelente no equilíbrio da flora intestinal. “Ele melhora o crescimento e a atividade das bifidobactérias e dos lactobacilos, bactérias importantes para a nossa saúde”. Também inibe o crescimento de bactérias como Staphylococcus aureus e Candida albicans e outras bactérias associadas à diarreia e à desinteria.

Quem gosta de cuidar da pele terá no mel um poderoso produto de beleza. Seu uso remonta à antiguidade, quando gregos e romanos o misturavam ao leite para tonificar a pele em banhos. Além de hidratar a pele e as fibras capilares, ele protege contra o envelhecimento precoce, regenera as células superficiais, limpa e nutre. Além disso, estudos mostram que a aplicação tópica de mel acelera a cicatrização de machucados e queimaduras. Agora você já sabe que a vida pode ser mais doce e mais saudável com mel. Mas vá com cuidado porque, em excesso, pode desequilibrar a balança. Uma colher se sopa de mel tem 62 calorias.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Otimize e Aproveite os Nutrientes

Você sabia que alguns tipos de nutrientes podem prejudicar a absorção de outros? Pois saiba que mesmo quem se alimenta corretamente precisa prestar atenção no que ingere.  Existem combinações que podem otimizar o poder dos nutrientes. “Os que mais sofrem alterações são as vitaminas e os minerais.

A dupla arroz e feijão é a eleita como uma das melhores. “O arroz contém os aminoácidos metionina e cistina, enquanto o feijão tem a lisina”. “Todos são essenciais para o organismo e servem como fonte proteica para adultos.”

De acordo com os nutricionista, as frutas cítricas ricas em vitamina C, quando associadas ao ferro, permitem ao organismo absorver o mineral. “Isso pode ajudar no combate à anemia ferropriva e até mesmo na prevenção da doença.” Um jeito bom de combinar as duas substâncias é temperar a salada ou o feijão com limão – ou ainda comer laranja de sobremesa. A vitamina D, presente nos peixes gordurosos (salmão, bagre, sardinha, atum, cavalinha), nos cogumelos e nos ovos, permite uma melhor absorção de cálcio. Isso evita cálculos renais.

Há combinações, porém, que devem ser evitadas. Uma delas é misturar o leite ou seus derivados com alimentos que contenham ferro. “O cálcio presente nos produtos lácteos interage com o ferro – presente nas carnes e nos legumes –, diminuindo bastante sua absorção.

Confira abaixo a lista de alimentos que podem ou não ser combinados entre si:

Grupo A: (Combinam entre si e podem aparecer em maior quantidade nas refeições. Podem ser combinados com um alimento do Grupo B).
Carnes, castanha-do-pará, ovos, manteiga, azeite , frutas oleaginosas, abacate, frutos do mar, gergelim, pinhão, coco, azeitonas, alcachofra, cenoura, abóbora, brócolis, pimentão, cogumelos, espinafre, couve, quiabo, repolho, alface, agrião, beterraba, pepino, abobrinha, alho, salsa, rabanete, taioba, cardo, milho verde, palmito, feijão, tomate, cebola, jiló, ervilhas, algas marinhas.

Grupo B: (Não combinam entre si: consumir apenas um tipo por refeição).
Arroz, pasta, trigo, batatas, mandioca, milho seco, aveia, centeio, cevada, grão-de-bico, lentilhas, mandioquinha, queijo de soja e leite de soja.

Grupo C: (Combinam entre si + com os do Grupo A + uma a escolher do Grupo B).
Laranja-lima, melão, melancia, pera, goiaba, mamão, figos, tâmaras, mel, açúcar, queijos (não os de soja) e café.

O leite é incompatível com: alimentos do Grupo A, frutas frescas ou secas, ovo, alimentos doces, azeitonas, coalhada, iogurte, óleos e gorduras, açúcar e carnes
.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Chocolate é bom para a saúde

Delicie-se com as descobertas científicas que revelam: o alimento protege o coração, ajuda a prevenir o diabete tipo 2, reforça as defesas do corpo e ainda auxilia no controle do apetite( Descrito cientificamente, mas não se iludam CUIDADO)



Sua matéria-prima, o cacau, era considerada por maias e astecas o alimento dos deuses. Tamanha veneração talvez tenha se originado da dedução de que as sementes do fruto do cacaueiro escondiam diversas propriedades. Se eram realmente divinas, isso ainda carece de comprovação. No entanto, quase cinco séculos depois de os espanhóis enriquecerem o paladar europeu com um dos sabores do Novo Mundo, sobram evidências científicas de que o chocolate amargo, guloseima com um gosto peculiar justamente por ter maior teor de cacau na sua composição, promove uma série de benefícios para a nossa saúde.

Os resultados de uma das pesquisas mais recentes sobre esse chocolate confirmam que ele protege o coração. Realizado na Universidade Hospital Colônia, na Alemanha, o estudo revela que seu consumo rotineiro reduz os níveis da pressão arterial.O trabalho avaliou 44 pacientes entre 56 e 73 anos, pré-hipertensos ou no estágio inicial do problema. Durante 18 semanas parte deles consumiu 30 calorias diárias, ou 6,3 gramas de chocolate amargo, algo equivalente a um único pedaço de uma barrinha. Os demais participantes ingeriram o tipo branco.

Aqueles ínfimos 6,3 gramas da versão de gosto mais acre derrubaram a pressão que o sangue exerce sobre os vasos a máxima, ou sistólica, em 1,6 milímetros de mercúrio e a mínima, a diastólica, em 1 milímetro de mercúrio. Além disso, a prevalência da hipertensão problema que acomete cerca de 1 bilhão de pessoas no globo e é responsável por milhares de casos de infarto e derrame caiu de 86% para 68%.

A queda de cada 2 milímetros de mercúrio na medida da pressão máxima já diminui bastante o risco de morrer de AVC ou do coração, assegura o cardiologista Marcus Bolívar Malachias, da Sociedade Brasileira de Cardiologia. No estudo alemão, provou-se ainda que tudo isso pode se dar sem alterações no peso e nas taxas de açúcar e gordura na circulação.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Chocolate sem engordar


Várias pesquisas provaram que o cacau é um alimento extraordinário para proteger o organismo. Ainda assim, muitas mulheres vivem uma relação de amor e ódio com o chocolate, que, em excesso, prejudica a dieta. Mas, se você acertar no tipo e na quantidade, essa delícia até ajuda a emagrecer!

Você conhece alguma mulher que não se desmanche por chocolate? Possivelmente não. Considerado pelos antigos maias e astecas alimento dos deuses, ele reúne qualidades que o tornam irresistível. “O desejo desse doce se deve à combinação de sabor e textura – que derrete na boca – com substâncias capazes de promover sensações de bem-estar e disposição”. Boa parte desse poder de sedução vem do cacau. Matéria- prima do chocolate, essa substância libera serotonina (hormônio responsável por gerar prazer) e feniletilamina (antidepressivo natural) no organismo. Também desencadeia reações no cérebro similares àquelas que ocorrem quando estamos apaixonadas. Um estudo britânico revelou, inclusive, que o chocolate poderia ser até quatro vezes mais prazeroso que um beijo. Ok, a ciência explica os motivos pelos quais as mulheres não resistem a essa deliciosa guloseima. Mas como conciliá-la com um corpo em forma? Descubra a seguir três táticas para transformar esse desejo em realidade e, ainda, fazer com que o chocolate vire um aliado da dieta.

A dose e a hora certas
Aqui, três táticas para você se deliciar com chocolate sem engordar. Ou até emagrecer, dependendo da quantidade:
1. Acerte na dose
Uma barra pequena (de 25 a 30 gramas) é a quantidade de chocolate liberada por dia se você não tem problema com a balança. Quem quer emagrecer deve se contentar commenos. O Bom senso e estudos sobre o assunto, sugerem consumir uma barra pequena quatro vezes por semana ou um bombom (15 gramas, tipo Alpino) por dia. Você também pode reservar no cardápio semanal 500 calorias para a guloseima (o equivalente a 1 barra de 100 gramas) e distribui-las como preferir. Quanto mais fracionar as calorias, menor o risco de acumular quilinhos extras.
2. Escolha a melhor hora
Se o objetivo é fazer com que o chocolate facilite a perda de peso ou não engorde, deixe para consumi-lo:
Pela manhã e, embora não me preocupe com o peso, não mais, é exatamente a hora em que mais consumo, e em jejum. Em uma pesquisa do Departamento de Nutrição Humana da Universidade Real de Copenhague, na Dinamarca, voluntários que comeram chocolate nesse horário tiveram menos apetite e, com isso, consumiram 15% menos calorias ao longo do dia. “O poder de  diminuir a fome vem do triptofano presente no cacau”, explica a nutricionista Daniela Jobst, da Clínica Nutrijobst, em São Paulo. Esse aminoácido inibe a ação do neuropeptídeo Y, substância que estimula a fome e age especialmente na parte da manhã. Nesse horário, o chocolate tem outra vantagem: “Ele ameniza a produção matinal do cortisol, o hormônio do stress que, em excesso, faz o organismo reter líquido e acumular gordura no abdômen”, diz a nutricionista Abykeyla Tosatti, da Universidade Federal de São Paulo.
Na sobremesa , um pedaço (pequeno, não esqueça!) também evita que o chocolate engorde. Ao contrário: por concentrar componentes (2-feniletilamina e N-aciletanolamina) que agem no cérebro bloqueando os receptores que despertam a vontade de doce, ele faz você se controlar diante de uma taça de sorvete ou de uma torta com chantili. Já os ácidos fenólicos, presentes em boa dose no cacau, atuam na produção de leptina, substância com o poder de aumentar a saciedade e a queima de calorias, segundo pesquisa da Universidade de Chung Hsing, em Taiwan.
No lanche da tarde, o segredo é combiná-lo com um iogurte ou uma taça de salada de frutas. Sozinho, o chocolate não mata a fome e você corre o risco de querer mais. Mais uma dica importante: após as 18 horas esqueça o chocolate. A maioria dos episódios de descontrole alimentar acontece no  fim da tarde e, nesse caso, fica difícil você se contentar só com um quadradinho. A exceção é para quem malha nesse horário. E, ainda assim, a recomendação é optar por um achocolatado feito com cacau batido com leite desnatado. De acordo com um estudo da Universidade de Connecticut, nos  Estados Unidos, essa combinação facilita a recuperação dos músculos se consumida após o treino.
3. Aposte no amargo
De todos os chocolates, o amargo é considerado o melhor. Ele concentra uma quantidade surpreendente de fenólicos – antioxidantes que reforçam a imunidade e protegem o coração, além de levantar o humor. Outro ponto forte é o sabor intenso, que permanece por mais tempo na boca – por isso é mais fácil você ficar satisfeita com a porção recomendada de 30 gramas. Mas, para funcionar, escolha uma barra com mais de 40% de cacau e de boa qualidade. “Para baratear o produto, muitos chocolates são acrescidos de açúcar e gordura vegetal (em vez de cacau), reduzindo drasticamente os benefícios nutricionais”, alerta Tamara Mazaracki, nutróloga ortomolecular do Rio de Janeiro. Também evite as versões com biscoitos ou crispies, que só acrescentam calorias ao doce. Ah, cuidado também com as versões dietéticas. Apesar de não ter açúcar, podem carregar mais gordura e calorias que a tradicional. E isso não é bom para quem deseja transformar o chocolate num aliado da dieta.
Com qual deles eu vou
Quanto maior a concentração de cacau, mais benefícios o chocolate promove à saúde e à cintura:
AMARGO
Ingredientes: de 56% a 85% de cacau + pouca manteiga de cacau + pouco açúcar 
Calorias: 500* 
Antioxidantes: de 250 mg a 450 mg

MEIO AMARGO
Ingredientes: de 40% a 55% de cacau + pouca manteiga de cacau + pouco açúcar 
Calorias: 500* ( Eu uso este ou o Amargo com Vinho, mas como 2 barras com uma garrafa de vinho em média em 9 dias.)
Antioxidantes: cerca de 170 mg

AO LEITE
Ingredientes: de 20% a 39% de cacau + manteiga de cacau + açúcar + leite (e/ou leite em pó e condensado) 
Calorias: 530* 
Antioxidantes: cerca de 70 mg

BRANCO
Ingredientes: nada de cacau + manteiga de cacau + leite + açúcar 
Calorias: 546* 
Antioxidantes: inexistentes

Mais truques
Eles evitam que você exagere no chocolate:
• As bebidas quentes, como chá e café, enganam a gula. Isso significa que são boas opções para acompanhar o chocolate.
• Sobremesas lácteas à base de chocolate, como flan ou sorvete light, amansam o desejo de comer uma barra inteira. Banana-passa e barrinha de cereais com cobertura de chocolate também previnem que você vá fundo na caixa de bombom.